Páginas

11 de maio de 2008

...Maria Tonta como eu...


Há muito muito tempo atrás, no reino maravilhoso do meu livro de Língua Portuguesa vivia a Maria Tonta...
Quis o acaso que alguns anos mais tarde descobrisse o livrinho precioso de Maria Rosa Colaço.
Hoje, fiz a primeira Maria...
Obrigada!
" A minha Mãe tem umas mãos prodigiosas que sabem fazer tudo: cozinhar bem, bordar, coser, pintar, transformar a casa, eu sei lá! Assim como nas histórias de fadas: era um vertido velho da tia? Plim!! A minha Mãe toca-lhe e fica um vestido novo, mais bonito que os da filha do senhor Mendonça que é o dono de quase tudo o que há na minha terra. E as vizinhas dizem: esta criança anda sempre tão bem vestida! Esta senhora tem um gosto para vestir a filha!...
Às vezes só há três batatas e um ovo? Plim!!! A minha Mãe pega neles e. Plim!!! - mais um bocadinho de oregãos; plim!!! - um bocadinho de cebola, plim!!! - um resto de pão duro e temos o melhor almoço do mundo com um perfume que enche a rua e faz crescer água na boca mesmo aos que têm carne - poucos - para o almoço. Não tens boneca é Natal? Plim!!!
- Não podes aparecer ainda. É segredo!
E a minha Mãe cose toda a noite. De vez em quando acordo e ela de candeeiro aceso. E, de manhã - plim!!! - uma boneca quase da minha altura feita de trapos, olhos de botão de vidro, boca de linha bordada e mãos abertas, pernas compridas e de vestido igual ao que vou estrear dia de Natal, a vaidosa! Corro com ela de porta em porta. Parece mesmo história de fadas! Vê-se nos olhos de quem olha.
-Quem ta deu? o Menino Jesus?
- Fez a minha Mãe!
E os bonecos delas, caros, de plástico e com papéis de embrulho e lacinho a atar, ali, caídos, de repente sem graça.
A minha boneca é a mais bonita! A maior! A mais tonta com aquelas duas tranças de fio de lã, amarelas como o sol, a dar a dar a dar. Maria Tonta! Maria-Tonta-como-eu.
Um dia escondo-me debaixo da cortina da mesa redonda para conversar mais à vontade as minhas tontices.
Bebo leite e dou-lhe também uma chaveninha. Bebe-o todo! Olho para ela: ó Maria-Tonta!
...
Passados dias era o Tomba-lobos a cheirar, a cheirar...E era eu a cheirar, a cheirar... Era a Camila a cheirar, a cheirar. O que estão a cheirar? O que havia de ser!? O corpo de trapos da Maria-Tonta todo estragado da gulodice dela. Tanto leite duma vez só, foi no que deu.
E agora?
Agora ficas sem a Maria-Tonta, claro! Ficas sem boneca, diziam elas, quase contentes com a minha tristeza.
...
E agora, Mãe?
- Agora, -plim!... - um serão destes faço-te outra Maria-Tonta, deixa lá. E ainda mais bonita. são baratas as tuas bonecas, filha: um bocado de lençol velho, dois botões de vidro para ver o mundo e uma boca que não diz disparates. E já está!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez o livro mais lindo que já li. No minimo o mais enternecedor. A autora foi professora do meu filho em Almada, pelo que tive o privilégio de a conhecer pessoalmente e ter com ela conversas bem enriquecedoras. Pena que a vida me levou para muito longe e a ela cortou a possibilidade de nos dar muitas mais belas lições de vida como algumas que nos deixou e pelas quais somos gratos.

Isilda disse...

Bem-vinda e obrigada pela sua mensagem tão terna quanto a Maria Tonta como eu.
Beijinho