Páginas

24 de janeiro de 2015

...Sono de Inverno...


Por vezes digo aqui: "Este é um filme a não perder". Hoje direi que "Sono de Inverno", do turco Nuri Bilge Ceylan, é um filme  a perder por todos aqueles que se sentem insafisfeitos caso o enredo não obrigue a ver um grande número de imagens por minuto, ou para aqueles que sentem os diálogos como espaços de monotonia e quebra no desenrolar da ação. "Sono de Inverno" dura mais de três horas e tem longos diálogos onde se esgrimam ideias de não fácil digestão.

Aquela vastidão de beleza natural que é a Capadócia no verão, no inverno dá lugar ao espaço intimista do interior de uma casa tradicional onde três fortes personalidades coabitam, e os conflitos interiores extravasam, a aparente harmonia é quebrada ainda que as longas conversas de opiniões antagónicas decorram sem grandes gritos; o drama é interno, como o são todas as mais profundas vivências na solidão de cada um de nós.
Um filme não aconselhado ao grande público, um filme a ver a sós e a ser discutido em grupo; um filme a digerir a longo prazo, de uma beleza onde a palavra, por vezes, se sobrepõe à excelente fotografia, em que um só rosto nos preenche e que sobressai no negro do ecrã através de um jogo de sombras e luzes.
Um filme de retratos psicológicos, de pessoas, de contradições; de olhar o outro enquanto ser único, mas grande como todos os demais, independentemente da idade ou qualquer outra forma de catalogação. Um filme em que a estética e o ser humano são o epicentro, onde a Capadócia dos turistas (e de mim falo) desaparece. Um filme de atores com um desempenho excecional do ator principal: Haluk Bilginer.
Um filme longo, mas sem tédio;  um filme  a saborear tal como a vida: com intensidade, com tempo para observar os pormenores, com tempo para ouvir e sentir o que há em nós, com tempo para dar e receber a companhia do outro, para o compreender;  com tempo para absorver a beleza dos espaços físicos. 
Um filme a rever, por mim.
 

Sem comentários: