Páginas

28 de agosto de 2014

... 2007 - Ano Internacional de Rumi...

 
"A Essência de Rumi"

Todo dia eu penso, então à noite eu digo:
De onde terei vindo e o que se espera de mim?
Não tenho ideia.
Minha alma vem de algum outro lugar, estou certo disso,
e espero terminar lá.
Esta embriagues começou em alguma outra taverna.
Quando voltar àquele lugar,
Estarei completamente sóbrio. Enquanto isso,
Sou como um pássaro de outro continente, sentado nesta gaiola.
O dia está chegando quando eu levanto voo,
mas quem é esse em meu ouvido, que ouve minha voz?
Quem diz palavras com minha boca?
Quem olha com meus olhos? O que é a alma?
Não posso parar de perguntar.
Se pudesse experimentar uma gota de uma resposta,
Eu poderia romper esta prisão para bêbados.
Eu não vim para cá espontaneamente, e não posso sair desta forma.
Quem quer que tenha me trazido aqui terá que levar-me para casa.
Esta poesia... Eu nunca sei o que irei dizer.
Eu não a planeio.
Quando eu estou de fora, dizendo-a
Eu fico muito quieto e raramente falo algo.

Poema completo aqui.
  •    
"Tão loucos quanto nós"

Existe uma alma dentro de sua alma.
Busque por ela.
Existe uma jóia na montanha que é seu corpo.
Olhe para a mina que contém essa jóia.
Oh sufi andarilho
Busque dentro de você e não fora.

                             Mevlana Rumi

A UNESCO declarou o ano de 2007 como “Ano Internacional de Rumi” para comemorar o seu 800 aniversário.
"O Masnavi de Rumi é uma das mais importantes coletâneas de poesia mística de todos os tempos.
O que faz com que a obra e o pensamento de Rumi continuem tão universalmente relevantes? Bem, ele se dirigiu à humanidade como um todo, defendendo a tolerância. Assim, transcendeu as fronteiras culturais, territoriais e mesmo temporais. Isso explica seu apelo universal, tanto em sua época quanto no mundo moderno, mais de 800 anos depois.
A obra-prima de Rumi – o Masnavi, também chamado de "Alcorão persa" – é uma das mais importantes coletâneas de poesia mística de todos os tempos. Outro livro digno de nota é o Diwan-e Shams-e Tabrizi."
Sérgio Danilo Pena
Departamento de Bioquímica e Imunologia
Universidade Federal de Minas Gerais

Sem comentários: