Páginas

24 de junho de 2014

...S. João...

S. João é abrir as janelas e respirar o cheiro da sardinha assada espalhado pela cidade; é olhar a multidão e a ela pertencer;  é gritar e bater palmas sempre que um balão sobe no ar; é fazer parte do sobe e desce coreográfico que ciranda pelas ruas; é  sorrir a cada pequeno toque de martelo e baixar a cabeça que os mais pequenos também já são mestres no ofício de martelar sem magoar; é virar uma e outra esquina e encontrar sempre o carvão e  a velha sardinha renovada com a música e a toalha de quem frequenta o lugar; é esquecer a máquina fotográfica porque a noite é muito curta para o tanto que há para viver; é vibrar com o entusiasmo dos muitos turistas que por cá andam; é sentir que estou em casa e que o Porto é um ótimo anfitrião.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nunca fui ao são joão, ao Porto. Quando vejo a reportagem na televisão, penso: no próxima ano quero ir. Mas, ainda não foi este:) Permanece a vontade.

Isilda disse...

Há que vir pelo menos uma vez:-)
Beijinho

Joana disse...

O S. João faz-me sempre lembrar a minha infância. Há muitos anos que não participo, quem sabe um dia não volto às marteladas?! Beijinho

Isilda disse...

Joana, é só uma vez por ano, por isso recuperamos rapidamente de tanta martelada:-)
O bom do S-João é que cada pessoa pode escolher o tipo de festa que quer ter e se não quiser andar no meio da confusão só há que evitar a hora de aperto na Ribeira, ou seja, a meia-noite. Há muitos anos que não ia ver a cascata de fogo de artifício na ponte, por isso este foi ano de enfrentar a multidão... e soube bem!
Beijnho