Páginas

1 de maio de 2014

...muguet porte-bonheur...

Um vaso de muguet perfuma  a minha sala... com ele início o mês de maio... em França é tradição oferecê-lo neste primeiro dia... sendo ele considerado um porte-bonheur espero poder espalhar um pouco dessa sorte/felicidade por todos aqueles que por aqui passarem, já que o seu intenso e inebriante cheiro não o posso partilhar.
O muguet, não sendo uma flor muito popular em Portugal, desperta a curiosidade dos pequenos leitores de " O Rapaz de Bronze" da Sophia, pois aí é descrito como uma flor simples e humilde que desperta o ódio dos mundanos gladíolos que em tudo se achavam superiores  a quase todas as outras flores (admiravam apenas aquelas que não tinham cheiro e as estrangeiras, criadas em estufa; as suas preferidas eram as tulipas, pois todas elas são descendentes em linha direta das tulipas holandesas do Príncipe de Orange ). 
Papoilas, girassóis, flores de urze ou de tojo " São uma espécie de ervas cheias de picos! - afirmavam eles."
"O muguet é uma flor escondida, É uma flor pequenina e branca e tem um perfume mais maravilhoso e mais belo do que o perfume dos nardos.
Durante o Inverno ela dorme na terra debaixo das folhas secas e desfeitas das árvores. Dorme como se tivesse morrido. Mas na Primavera as suas longas folhas verdes furam a terra e crescem durante alguns dias até terem um palmo de altura. Então muito devagar as folhas vão-se abrindo e mostram à luz maravilhada as campânulas aéreas, brancas e bailarinas da flor do muguet. E o vento da tarde toma em si o perfume do muguet, leva-o consigo, e espalha-o no jardim todo.
Então tudo no jardim estremece e as grandes tílias e os velhos carvalhos e as flores recém-nascidas e as relvas e as borboletas dizem:
- É Primavera! É Primavera!"
Este é um daqueles livros para crianças que fala de coisas sérias tais como classes sociais e os valores que deveriam reger uma verdadeira sociedade igualitária. 
Um bom livro para ler neste 1.º de maio, já que é de pequenino que se torce o pepino.

6 comentários:

Joana disse...

Isilda, a flor é tão bonita! Não conhecia o nome, embora sempre a tenha considerado uma ternura. Obrigada pela explicação e pela sugestão de um livro, de uma das minhas autoras preferidas. Beijinho e bom Maio!

Isilda disse...

Em Portugal é conhecido por "lírios do vale" ou "lágrimas de nossa Senhora"; mas eu como conheci esta flor em França continuo a chamar-lhe muguet.
Um bom dia de descanso e de festa para ti, Joana.
Beijinho

Anónimo disse...

Então não seria importante assinalar que esta belissima e cheirosa flor te foi oferecida, com muito carinho, pela tua irmã? beijinhos:)

evelyne-home-interiors.blogspot.pt disse...

Olá Isilda. Conheci muito bem o Muguet, nasci e vivi em França durante muitos anos, adorava ir como meu pai comprar esta linda flor para oferecer à minha mãe. Gostei do seu blog. um Abraço. Evelyne.

Isilda disse...

Desculpa, C.! Esquecimento imperdoável, mas tu já sabias que tinha sido presente da minha irmã:-)
Beijinho

Isilda disse...

Bem-vinda, Evelyne!
Esta é uma flor pouco conhecida por cá, mas em França é muito popular a ponto de se tornar o símbolo do Dia do Trabalhador.
Eu gosto muito dela, pela cor, delicadeza e perfume.
Beijinho