Páginas

27 de fevereiro de 2013

... uma dúzia de retalhos ...

Fevereiro: Crazy Log Cabin

Neste bloco não há medidas exatas, utilizam-se tiras de diferentes larguras. Será talvez interessante ver primeiro este vídeo.

Material: 
Mais uma vez fui à caixa dos retalhos e retirei  5 tiras (de diferente largura) dos tecidos que utilizei no primeiro bloco.

Instruções: 
  • Cortar o tecido central de uma forma irregular.
  
  • Unir a peça central à primeira tira, deixar sempre um pouco de tecido que será aparado depois de se ter cosido a tira.

  • Aparar e abrir as costuras.
  • Acrescentar os restantes 3 lados para obter a primeira volta. Não esquecer de abrir as costuras e de deixar sempre um pouco de tecido para aparar.




  • Começar as restantes voltas sempre pelo mesmo lado (o sentido dos ponteiros do relógio, tal como o Log cabin tradicional).


  • Finda  a última volta, é tempo de aparar todos os lados de forma obter um quadrado. Uns lados ficarão com mais tecido da última volta do que outros.






Com o mês de fevereiro termina a primeira etapa: fazer os doze blocos do desafio. E como se pode ler no texto, eu já tinha definido que o último seria o Crazy Log Cabin, pois permite-nos aproveitar as muitas tiras que fomos cortando (princípio básico das mantas de retalhos). E, por que não, encarar este regresso ao ponto de partida como uma viagem iniciática: o que sabíamos à partida, o que sabemos agora? O que aprendemos sobre nós enquanto nos embrenhámos neste desafio, no mundo dos retalhos e do patchwork?

9 comentários:

Anasbastelecke disse...

olá Isilda bom dia,
eu estou tao atrazada, :( ,
Gostei muito deste, vou ver se até ao fim do mês consigo apanhar-vos. Uma coisa é certa, vou adorar a minha manta :D , as tuas ideias säo geniais.
BJ Ana

Isilda disse...

Obrigada, Ana!
Esta será sem dúvida uma manta com história(s)!
Fico à espera de ver os teus blocos.
Beijinho

Doríssima disse...

É um bom exercício! Aprendi que com calma e preserverança se vai ao longe. Aprendi, também, que mais uma vez consigo cumprir com os objectivos a que me proponho. Gosto do teu bloco e também acho qur vou gostar do meu ;)
Bjs

Isilda disse...

Eu decidi lançar o desafio, pois sabia que o iria cumprir e, consequentemente, iria aprender algo novo.
Mas muito há ainda para fazer, não é Dora? A manta ainda não está feita:-)
Beijinho

Poppy disse...

Olá Isilda
Já acabei o bloco de Novembro e Dezembro só falta tirar as fotos penso acabar o de Janeiro e Fevereiro este mês e estou adorar este desafio...também vais dar as instruções para unirmos os blocos?
Já sabes qual o próximo desafio?;)

Poppy disse...

Olá Isilda
Já acabei os blocos de Novembro e Dezembro só faltam as fotos penso acabar Janeiro e Fevereiro este mês...vais dar as instruções para unirmos os blocos ? Já decidiste qual o próximo desafio ? ;)
Beijinhos

Isilda disse...

Olá, Lina!
Aguardo, então as tuas fotos.
Quanto ao desafio, ainda temos muito para fazer, por isso, vamos continuar por aqui uns longos meses:-) Infelizmente nos próximos tempos não tenho muito tempo disponível, mas aos poucos vou apresentando as instruções para fazermos o resto da manta.
Beijinho

Naná disse...

Isilda, concluí este bloco anteontem. E só posso dizer que adorei!
Adorei o resultado final e fiquei tão satisfeita. Em breve ponho as fotos lá no meu espaço! :)

Isilda disse...

Fico então à espera de ver o resultado final, Naná:-)
É um bloco de fácil execução, mas pode ter um resultado surpreendente. Beijinho