Páginas

22 de maio de 2012

...as praias do desembarque - Normandia...



O tempo era escasso, as praias e os museus, apesar de pequenos, transbordavam de artefactos e de documentários que captavam a atenção graças às imagens de arquivo recolhidas por  repórteres de guerra.
...





Em todos os museus encontrei expostos os kits que os soldados transportavam, nunca faltavam as agulhas, as linhas e os botões.
...
O museu de Omaha Beach é um pequeno pavilhão, mas saí de lá com um nó na garganta depois de assistir ao filme onde dois americanos (um soldado e uma enfermeira) falaram da sua experiência nesta operação militar da 2ª Guerra Mundial; os rostos e as palavras transbordavam de emoção e de sinceridade... era impossível ficar indiferente. Lembro as últimas palavras proferidas pela senhora: "Em França, na Normandia, as pessoas, mais do que as americanas, recordam ainda e sabem louvar e agradecer aquilo que lá fizemos." Esta é uma verdade, aqui o desembarque faz ainda parte do dia a dia; está visível por todo o lado.
...




Esquecer?! Não falar disto?! Não. Há horrores da História que nunca deverão ser esquecidos, em homenagem aos que padeceram e em defesa dos que ainda vão nascer.
...

 "Horas antes  de partir para a última missão, o jovem tenente escreveu aos pais estas palavras premonitórias: "É o Grande dia, pensem em nós. Agradeço-vos pela educação que me deram. Não me arrependo de nada. Depois da Vitória, não nos esqueçam.""

2 comentários:

Lígia Tôrres disse...

Adorei seu blog!!! Muito bom!!! Parabéns!!!

Isilda disse...

Obrigada, Lígia.
Bem-vinda!