Páginas

21 de março de 2012

...a escolha de tecidos...



A escolha dos tecidos nem sempre é tarefa fácil.  Por vezes dou voltas e mais voltas a tentar aplicar alguma teoria sobre conjugação de cores e acabo por fazer combinações baseadas no instinto: gosto desta! E já está.
Para a manta/mostruário decidi utilizar todos os tecidos que tinha a partir do branco, vermelho e azul.
O meu gosto pelos retalhos antecedeu a descoberta do  patchwork. Por isso, durante anos limitei-me a unir os retalhos, de todo e qualquer tecido que me viesse parar  à mão, sem qualquer regra ou técnica.  E assim descobri que os melhores eram os de algodão:  fáceis de cortar e coser; no final o trabalho não ficava deformado. 
Agora para fazer patchwork compro sempre tecido 100% algodão.
Felizmente já é fácil adquiri-los em Portugal, há lojas especializadas nalgumas cidades e há as benditas lojas online. É preciso, no entanto, fazer bem as contas para saber em qual delas fica menos dispendioso... 
Há quem tenha receio de comprar online ou de mandar vir de fora. Por enquanto não tenho más experiências. Se comprarem no estrangeiro (só comprei em lojas online americanas) há que contar com a taxa alfandegária se for pesado (até seis jardas nunca paguei), mas como os tecidos são mais baratos, acaba por compensar.
Quanto à questão de se lavar ou não os tecidos antes de se utilizarem, eu opto por não lavar, pois há diferentes teorias e penso que o mais importante é não misturar tecidos lavados e não lavados. O tecido de bom algodão, por norma,  não tinge. Ler mais aqui sobre a lavagem dos tecidos.
Outros endereços:
Retrosaria Casa dos Forros (189 - Cedofeita - Porto) - não vende tecidos, mas é ótima para linhas e afins.
Ovelha Negra

4 comentários:

Doríssima disse...

Bem, tecidos até tenho alguns, espero que combinem de forma harmoniosa... vamos ver se consigo ter os sete, senão, terei de comprar!

Esta semana está complicada, porque tenho que organizar as coisas para o bazar do ikea que é já este sábado.

Aviso assim que conseguir reunir os tecidos ;).

Beijinho

Isilda disse...

Dora, o 1.º bloco (Log Cabin) podemos fazê-lo só com 6 tecidos diferentes. Na foto estão sete, porque são aqueles que eu tinha.
Beijinho

Doríssima disse...

Ok!
Ainda não comecei e já estou a aprender... 1º bloco = Log Cabin :).
Beijinho

Isa Vaz disse...

Olá Blogueiras, eu ando a procura de alguem que queira dar restos de Tecidos, pois faço bonecas de pano , em troca faço uma boneca ou dou Workshop das mesmas, pois sei que muitas das vezes as senhoras deitam fora os restos as vezes sobra bons bocados e eu ando a procura de tecidos, gorguroes, fitas, elasticos etc... aqui fica o meu e-mail isavaz.1976@gmail.com
Um Beijinho a todas e boa Páscoa! Claro com muita amendoinha