Páginas

31 de outubro de 2010

...é domingo...

Há quem não goste de segunda-feira, eu tenho particular embirração com os domingos. Mas de vez em quando, lá vem um apaziguar esta minha guerra aberta com o último dia da semana.
...
Ao acordar, soube que seria um bom dia: a chuva caía lá fora e o quente do lar trouxe-me o calor reconfortante do Inverno. 
...
Acabei uma serie de taleigos há muito alinhavados, graças ao convite para ficar em casa enviado por um forte temporal.
...
Assei castanhas e bebi jeropiga.
...

25 de outubro de 2010

...os tecidos do senhor Oliveira...

Fui às compras à rua Conde de Vizela e soube que  o senhor Oliveira morreu. Temo que seja o início do fim de mais um armazém de fazendas no Porto.

24 de outubro de 2010

5 de outubro de 2010

... "Nada acontece consoante os nossos planos"...





Neste verão ofereceram-me  Os Pilares da Terra, de Ken Follet. E, parafraseando o autor, "A última coisa que se poderia esperar de mim" era que eu lesse um livro cujo enredo cresce à volta da construção da catedral inglesa de Kingsbridge (séc. XII).
...
"A desilusão foi tremenda. Compostela era a cidade espanhola onde o apóstolo Tiago  se achava sepultado. Era viagem para durar meses. Era praticamente o mesmo que se Jack estivesse nos confins do mundo(...)
- Seja como for, vais cruzar-te com centenas de pessoas no caminho para Compostela. Podes sempre integrar-te num grande grupo de peregrinos. Não tens de viajar sozinha(...)
Os caminhos dos peregrinos que atravessavam a França,  convergiam em Ostabat, nos contrafortes dos Pirenéus. O grupo constituído por uma vintena de peregrinos na companhia do qual Aliena viajava foi engrossando para cerca de setenta. Formavam um bando de pés doridos, mas bem-disposto: alguns burgueses prósperos, outros provavelmente foragidos à justiça, meia dúzia de bêbados e ainda diversos monges e clérigos. Os homens de Deus encontravam-se ali por motivos de devoção, a maioria dos restantes, porém, parecia decidida a divertir-se. Falavam em varias línguas, incluindo o flamengo, uma língua de origem germânica, e uma língua do sul de França chamada langue d'Oc. Apesar disso, não havia falta de comunicação entre eles e, enquanto faziam a travessia dos Pirenéus, cantavam, faziam jogos, contavam histórias e - em vários casos - namoriscavam (...)
Chegaram a Santiago no Dia de Natal.
Dirigiram-se de imediato à catedral para assistir à missa. A igreja estava à cunha, como já seria de esperar."

...Santiago de Compostela...




 Santiago de Compostela  é Património da Humanidade desde 1985 graças à sua riqueza cultural e arquitectónica.
A cidade é também famosa por ser um dos centros espirituais de peregrinação mais importantes da cristandade desde a Idade Média.

...Santiago punto de encuentro nocturno...






...novo saco...

 Ultimamente não tenho tido tempo para os retalhos e em cima da mesa de trabalho impera o caos: trabalhos quase  feitos (!!!), revistas, as ofertas da Luísa e da Coats (patrocinadores do 1.º encontro de patchwork em Portugal) e as sobras do desafio individual que fizemos nesse dia.  Desejosa de pôr ordem naquilo tudo, peguei nas tiras de tecido... e dei por mim a cosê-las sem saber ao certo qual o destino a dar-lhe. Acabei por  fazer  uma noitada e no final, um novo saco. Recostei-me na cadeira e senti-me feliz ao constatar, mais uma vez, que do pouco se faz tanto. A parte da frente foi feita com as aparas, do meu grupo de trabalho e de outros, que guardei em vez de as colocar no lixo aquando da arrumação do espaço onde trabalhámos. Na parte de trás, nas alças e no folho utilizei o tecido do Kit oferecido pela Luísa a todas as participantes; cosi com linhas de algodão da coats; meu era apenas o forro e o enchimento. Agora tenho um saco 100% algodão... e um sorriso ao olhar  este tesouro onde ficarão guardadas as memórias desse dia tão especial.
...
Há sonhos fáceis de concretizar, ainda que o tempo  tarde, sempre, em chegar.

4 de outubro de 2010

3 de outubro de 2010

...Deu-La-Deu Martins...





...é a grande heroína de Monção.

...o azul do céu...


Frequentemente, dou comigo a cantarolar O Anzol dos  Rádio  Macau.

...Palácio da Brejoeira...






O palácio fica a seis quilómetros de Monção
As fotos no interior, são proibidas. 

...frutos da época...


As uvas eram doces e perfumadas... as castanhas, doces também o eram, mas ficou a dor e o sabor do antibiótico para tratar a picadela, do ouriço,  na mão.

1 de outubro de 2010