Páginas

30 de abril de 2010

...Col des Aravis - Sabóia, França...







... e a capela da Sainte Anne.

... mais sacos origami...

...na Águas Furtadas.

...Col des Aravis - Sabóia, França...














Março foi um bom mês para visitar os Alpes franceses. A neve já abandonou as aldeias e cidades, mas as estações de esqui estão ainda a funcionar e a neve ao longe,  nas encostas e nos picos, aquece e intensifica o prazer de almoçar numa esplanada.Na ementa tinha de constar o Reblochon e optei pela Tartiflette.

25 de abril de 2010

...escolaridade obrigatória...


Nos arredores de Annecy, num caminho de montanha, por muitos percorrido e maltratado, nasceu esta flor.
Ao vê-la, lembrei-me de um menino que eu conheço. Vive num ambiente humano tão degradado que transformou a escola numa fonte onde sedento vai beber afecto e normalidade. 
Passa todo o tempo que consegue na escola e em  pouco mais de uma década, este menino, já aprendeu que a escola lhe pode dar o ser feliz que à nascença lhe foi negado; nas salas e na biblioteca recolhe sonhos e a esperança de que o sol, ainda que encoberto, está ao longe à sua espera.
...36 anos de Abril...

...o lago de Annecy(iii) ...



Mais outra bela homenagem feita através de uma árvore.

...Duingt - Lago de Annecy, França...




...les Gorges du Fier - Sabóia, França....































































































































Esta caminhada, pelo desfiladeiro desenhado pelo rio Fier, pôs à prova a minha racionalidade, pois só desta forma sou capaz  de percorrer grandes distâncias com a sensação de que a qualquer momento estou de pernas para o ar,  em queda livre.
As fotos tremidas revelam as  minhas vertigens e em simultâneo a vontade de não parar apesar das forças da natureza comigo não quererem pactuar.

17 de abril de 2010

...o lago de Annecy(ii) ...

...denominado "Lago Azul" é a certeza de que é possível conjugar esforços  e preservar este nosso planeta que tão mal tratamos.
A partir de 1950, as autarquias envidaram esforços no sentido de desviar e tratar todas as águas residuais da região de forma a que o lago fosse alimentado apenas pelas águas pluviais e pelas fontes e rios que aí desaguam. Pôs-se, assim,  fim à poluição provocada pelo progresso e desenvolvimento industrial. Hoje, consome-se, em segurança, o peixe aí pescado e nas margens podemos ver os desenhos feitos pelo vaivém das águas, na areia branca.

...o lago de Annecy (i)...





O sol permaneceu escondido por detrás de um tecto de nuvens, mas o lago resplandeceu ao longo dos  seus 14,6 quilómetros

... le Pont des Amours, Annecy - França...





Apesar do sol não ter sorrido, a água transparente dos canais  deixava ver o seu fundo (quase imaculado) e percebi que nesta cidade os caixotes de lixo são felizes no cumprimento da tarefa para a qual foram gerados.
Do lado direito da ponte foi criado o Jardim da Europa para comemorar a anexação, a França, da Sabóia. Nele foram plantadas árvores vindas de diferentes países. Esta é, a meu ver, uma boa alternativa à  comum criação de uma estátua comemorativa.

...Annecy à noite...