Páginas

23 de março de 2012

...Log Cabin...

Log cabin é uma cabana primitiva de madeira feita com troncos (log) colocados na horizontal. Esta estrutura arquitetónica é originária do norte da Europa e foi introduzida na América do Norte pelos colonos escandinavos.
...
Decidi começar a manta com o bloco Log Cabin por considerar que é um bom símbolo do patchwork: permite aproveitar todos os restos de tecido.
Com esta mesma técnica podemos criar diferentes desenhos geométricos, há muitas versões; sendo de fácil execução, mesmo para principiantes, pode criar efeitos visuais complexos quando unidos numa manta (quilt).
O Log Cabin é o bloco mais popular na América do Norte e à volta dele há toda uma simbologia: representa a cabana de madeira, cada log é uma tira de tecido; bem ao meio está a lareira (daí o quadrado central ser originariamente vermelho); de um lado, a parte ensolarada da casa (tons claros) e do outro, o seu lado sombrio (tons escuros). Seja esta ou não a verdade, gosto dela, tem pozinhos de magia...
A primeira vez que fiz um  bloco Log Cabin não tinha tecido vermelho... e tive pena! Por isso, decidi oferecer o quadradinho central a todas as minhas amigas de tecidos e linhas (que o desejarem, é claro) e ficaremos com mantas/cabanas geminadas!


2 comentários:

Naná disse...

Ai ai ai que estou atrasada neste projecto... ainda nem escolhi os tecidos...
Mas gostaria de receber o quadrado sim :)

Isilda disse...

Bom-dia!
Naná, ainda vais muito a tempo e tens um mês para o fazer!
Envio hoje mesmo o quadrado lareira para construíres a tua cabana de troncos geminada com a minha!
Beijinho