Páginas

7 de dezembro de 2008

... a propósito dos 100 anos de Manoel de Oliveira...


...está na Casa do Infante uma exposição alusiva a Manoel de Oliveira e à actividade do Cineclube do Porto desde a sua fundação até 1975.
Para além de bobines, máquinas de filmar e fotos há artefactos curiosos como a inscrição do
sócio nº1 do Cineclube (Hipólito Duarte) e o pequeno texto, abaixo transcrito, relativo às repercussões da censura Salazarista no campo das artes.
"Os anos de chumbo
Não lhes perdoo-o. Mais do que tudo o que me tiraram, os livros que não li, os filmes que não vi, as coisas que aconteciam e que me foram escondidas, a tal bandeira e o tal hino que nunca nos chegou, não lhes perdoo o medo que tive. Mas sobretudo não lhes perdoo o pior mal que me fizeram, o pior mal que se pode fazer a um miúdo: não lhes perdoo-o que tivessem assustado o meu pai, não lhes perdoo ter visto o meu pai com medo.
Luís Miguel Duarte"

Sem comentários: