Páginas

9 de agosto de 2015

...arte pública - Praga...

Praga, cidade que recebe com arte e nos convida a percorrer as ruas à procura de grandes nomes do passado e da atualidade sem exigir um bilhete de entrada. 
 
Aquando da preparação da viagem, descobri David Cerny; já na cidade encontrei-o sem o procurar e tive dificuldade em o encontrar quando o procurava de tão alta que estava esta representação de Sigmund Freud, numa aparente atitude suicida.

No bairro judeu, ao lado da Sinagoga Espanhola temos Kafka nos ombros de um gigante, escultura inspirada num dos primeiros contos do autor: Descrição de uma luta" e é da autoria do checo Jaroslav Rona.
Em frente ao Museu de Kafka, duas esculturas de bronze (David Cerny) "urinam" para um recipiente com a forma do mapa da República Checa onde aparecem registadas citações de checos famosos. Caso queira interagir, tal é possível enviando um SMS para o número que aparece ao lado das esculturas e a sua mensagem aparecerá também.
 
 
No jardim do Museu Kampa 3 bebés gigantes sem rosto (David Cerny) aparecem como sinal de protesto do domínio comunista em que, segundo o autor, as crianças cresciam sem identidade própria.




Sem comentários: