Páginas

31 de agosto de 2014

...respigar...
























Recordo com frequência esta frase "A felicidade só é real se for partilhada." retirada deste filme de que tanto gostei:"O lado Selvagem".
Cada vez tenho mais a noção que as viagens são tão mais ricas quanto o nível de partilha que tivermos com as pessoas que vamos conhecendo de diferentes idades,  culturas ou nacionalidades.
Na Turquia tive a sorte de encontrar excelentes companheiros de viagem; assim o Beijinho deste mês vai ser compartilhado com eles; é bom estar entre pessoas que partilham a mesma paixão pelo partir e descobrir que o mundo é muito mais do que aquilo que gira em torno do nosso umbigo ou daquilo que a nossa vista consegue alcançar.
...
Esta porta vem da aldeia Montpeyroux, perto de Lavaudieu.
...
(Long Nights - Into the Wild)

...Izmir/Esmirna...







Izmir  foi um ponto de passagem onde pernoitei, daí guardar desta cidade apenas imagens do crepúsculo e das luzes da marginal.
Muitas das cidades turcas são conhecidas por diferentes nomes em função do momento histórico; isto causa uma certa confusão a pessoas que, como eu,  têm graves lacunas neste domínio.
 
Nesta costa ficou para uma futura viagem à Turquia: Tróia.

30 de agosto de 2014

...teatro de Éfeso - Turquia...




O teatro de Éfeso tem capacidade para cerca de 25000, tornando , assim , num  dos maiores teatros do mundo.

...Biblioteca de Celso - Éfeso - Turquia...








...Éfeso - Turquia...



O meu desconhecimento era muito relativamente a Éfeso daí ter sido surpreendente descobrir a imensidão desta cidade greco-romana da Antiguidade; em cada virar de direção algo surgia ainda mais grandioso do que aquilo que já vira... Será que neste país nada foi feito (ou é feito!!) à escala do ser humano comum?!!









Os vestígios arqueológicos são tantos e de tão grande dimensão em toda a Turquia que esta não tem capacidade de manter os estaleiros em atividade, daí em muitos lugares históricos ainda haver muito por descobrir.




...on the road to Éfeso...




29 de agosto de 2014

...Pamukkale, Castelo de Algodão...

Pamukkale (em turco significa "Castelo de Algodão" ) é uma montanha coberta por rocha branca calcária esculpida pelos sulcos de água que ali correm há milhões de anos. As águas termais brotam do chão a 35 graus e formam piscinas de água azul turquesa. Pamukkale fica localizado a cerca de 650 Km de Istambul, na província de Denizli, sudoeste da Turquia, na região do mar Egeu.
Com a massificação do turismo nos anos 70/80, Pamukkale  ficou em risco de extinção dada a quantidade de hotéis construídos junto das piscinas naturais e que retiravam a água termal  para o seu interior. Consequentemente, as piscinas calcárias secaram e o calcário escureceu; após  contestação turca, em  1988 Pamukkale foi declarado património da humanidade e os hotéis foram fechados e demolidos.
Para preservar o local foi recriado um espaço lateral às piscinas naturais, bem inserido no contexto, onde os turistas podem entrar e tomar banho gozando da mesma água termal e  da paisagem das demais.