Páginas

29 de abril de 2013

... sardinhas ...





Os santos populares ainda estão distantes, mas por aqui já se apreciam as novas sardinhas.

28 de abril de 2013

... Soundwich - Porto ...






Passeio tanto pelas cidades de outros que, por vezes, sinto trair a minha que muito tem para ver e viver.
...

27 de abril de 2013

... Clandestino: o sapato de viagem ...


Com o mudar de estação lá vêm os pés doridos e as bolhas nos calcanhares! E então se o calçado for novo não há mezinha que me valha... mas comprei agora estes Clandestino e milagre dos milagres(!!!) trouxe-os um dia calçados, sem meias e sem qualquer protetor nos dedos ou calcanhares;  não tive nem dores nem bolhas! Estão 100% aprovados, já que foram concebidos para grandes viagens a partir aqui do Porto.
Tinha de fazer publicidade, porque o que é nosso  é muito bom.

26 de abril de 2013

... divagações ...


Gosto de estar entre muitos e ser uma desconhecida invisível.
...
Observo uma criança evadida no seu mundo imaginário: tem nas mãos um carrinho minúsculo que sobe ao gargalo de uma garrafa... alheia à conversa dos adultos, esta criança canta, observa e sorri.
Bem-aventurado o adulto que conserva esta autonomia, esta capacidade de imaginar e criar momentos prazenteiros a partir de pequenos nadas.

25 de abril de 2013

... 110 cores ...



Ateliê 110 cores... neste abril de 2013 misturou o grés e a poesia.

Comunicado

Na frente ocidental nada de novo.
O povo
Continua a resistir.
Sem ninguém que lhe valha,
Geme e trabalha
Até cair.
                  Miguel Torga 

*Este texto está  associado à escultura das 12 figuras humanas, na retaguarda.

... 25 de abril ...



Há mais de uma  semana que tenho sido recebida diariamente por um ramo de cravos brancos sempre que entro em casa.
Ontem, ofereceram-me um cravo vermelho feito por um menino de 1.º ano. A professora desse menino ofereceu-mo com muito orgulho por ter sido a mãe de um outro menino da turma que lho ensinou a fazer, e ela assim, entre tesouras, papel e cola, falou do dia que hoje se comemora.
É bom saber que na escola há professores, alunos e pais que trabalham e comemoram em conjunto episódios tão marcantes da nossa história.

24 de abril de 2013

... Linha 22 ...





Gosto de ser turista na  minha cidade e percorrer as ruas já conhecidas à procura de novidades ou à espera de um feliz reencontro.
Apesar de passar frequentemente pela Linha 22 ( Mercearia, Café e Suites) nunca lá tinha entrado. Tivemos direito a visita guiada feita com a máxima simpatia e explicações em português, porque aqui também se valoriza o que é nosso e os habitantes da cidade.

23 de abril de 2013

... dentro de casa ...






Tenho tido cá por casa vestígios das minhas visitas ao campo.

21 de abril de 2013

... Praça de Lisboa ...



Na Praça de Lisboa surge agora uma nova passagem pedonal, o Passeio dos Clérigos, que liga  a Torre dos Clérigos à livraria Lello. 
As 50 oliveiras centenárias vindas do Alentejo, e colocadas na cobertura, homenageiam os tempos em que esta praça era um olival.
A maioria das lojas ainda não está aberta, mas já se pode tomar aqui um café e a Workshops Popup  já funciona há algum tempo.

20 de abril de 2013

...o futuro está a passar por aqui...










Do passeio matinal pela minha cidade trouxe estas fotos de mudança do Passeio das Cardosas, há quem se insurja. Para mim, são sinais de vitalidade, de reinvenção; os tempos mudam e com eles vêm novas necessidades, novos quereres, novas formas de estar e de viver a cidade. 
Eu gosto de vê-la estremecer, inconformar-se, deitar mãos ao trabalho e com muita criatividade renascer.

Ficar assim é que não!

18 de abril de 2013

... abril: Lemon...17/52 ...

Nunca tinha apanhado malmequeres e pensava eu que no dia seguinte estariam murchos como a maioria das flores campestres. Puro engano! Passados 12 dias, o sol continua cá em casa.
2013 Technicolor

14 de abril de 2013

... uma dúzia de retalhos ...

União dos blocos

A união dos blocos vai ser feita na horizontal, com o objetivo de formar 4 tiras cada uma com 3 blocos de 46.3 cmx31 cm.
Comecei pelo bloco maior ; o meu é a Starflower de junho (está no início da 2.ª tira). Será este o meu referencial para a largura desejada da manta (1.65 m). 
Fiz os seguintes cálculos: Se acrescentar 10 cm de cada lado do bloco fica com 49, 5 cm aos quais tenho de retirar 3.2 cm da união da tira base da manta com o bloco (a minha máquina consome uma margem de 0.8cm, isto multiplicado por 4, dá os tais 3.2 cm). 


No final, o bloco tem 46.3 cm. Este valor terá de ser multiplicado por 3, pois são 3 blocos. A tira totalizará 1 metro e 38.9 cm. Para atingir 1 metro  65 cm, acrescentarei uma margem à volta de toda a manta no final da união das 4 tiras horizontais.
Ao 2.º bloco terei de acrescentar tiras de 12.75 cm, visto que ele só mede 24 cm, para ficar com os 46.3 cm.
Tenho agora os  2 blocos com a mesma largura mas com alturas diferentes; há, então, que acrescentar uma tira em cima e outra em baixo, ao 2.º bloco, para ficar da mesma altura do 1.º.

Para isso calculei a diferença de altura entre o 1.º e o 2.º bloco: 7 cm; dividi  ao meio (3,5 cm), acrescentei 1.6 cm das margens de costura. Resumindo tenho de acrescentar uma tira em cima e outra em baixo de 5.1 cm.

Vou agora unir os dois blocos. Não esquecer de abrir as costuras e de passar a ferro.
Passo ao 3.º bloco desta tira e faço os cálculos do mesmo género dos anteriores para que fique com 46.3 cm. 
Este bloco também não tem a altura do primeiro, mas como a diferença era mínima decidi acrescentar apenas uma tira em cima. Não esquecer que entre as diferentes tiras horizontais vai ser colocada uma tira branca no sentido do comprimento total.

E assim ganha vida a minha manta!
Fico à espera de  ver as vossas.
Beijinho

13 de abril de 2013

... uma dúzia de retalhos ...

Um desafio com a duração de um ano implica perseverança, disciplina e muita vontade de concretizar. 
O último bloco foi terminado em fevereiro e desde então ando em luta com o tempo por não me dar oportunidade para fazer o que eu tanto gosto. 
Chegou o momento de agrupar os doze blocos, que tenho afixados na parede, e começar a segunda etapa.
Relembro que o ojetivo era fazer uma manta de 1,65mx2,15m e com esta ou esta disposição dos blocos. Gosto mais da 2.ª opção, porém neste momento, tal como referi aqui, não tenho disponibilidade (a liberdade criativa  precisa de tempo e espaço; é incompatível com horários para montar e desmontar cenários...) por isso vou optar pela 1.ª, permite-me ir fazendo a junção por faixas.
Amanhã recomeço.

12 de abril de 2013

... abril: Lemon...16/52 ...

Gosto de botões, de fazer fuxicos, de tweed e de cachecóis; em 2009 juntei frequentemente os quatro; foi o ano dos cachecóis.

10 de abril de 2013

... tenho o sol em minha casa ...




Gosto de ter sempre flores naturais em casa e de preferência brancas. 
Por vezes, aproveito um passeio pelo campo para trazer um pedacinho daquilo com que a generosa natureza nos presenteia e, então, esqueço o branco da florista e das estufas e deixo o sol bravio entrar.