Páginas

27 de fevereiro de 2013

... uma dúzia de retalhos ...

Fevereiro: Crazy Log Cabin

Neste bloco não há medidas exatas, utilizam-se tiras de diferentes larguras. Será talvez interessante ver primeiro este vídeo.

Material: 
Mais uma vez fui à caixa dos retalhos e retirei  5 tiras (de diferente largura) dos tecidos que utilizei no primeiro bloco.

Instruções: 
  • Cortar o tecido central de uma forma irregular.
  
  • Unir a peça central à primeira tira, deixar sempre um pouco de tecido que será aparado depois de se ter cosido a tira.

  • Aparar e abrir as costuras.
  • Acrescentar os restantes 3 lados para obter a primeira volta. Não esquecer de abrir as costuras e de deixar sempre um pouco de tecido para aparar.




  • Começar as restantes voltas sempre pelo mesmo lado (o sentido dos ponteiros do relógio, tal como o Log cabin tradicional).


  • Finda  a última volta, é tempo de aparar todos os lados de forma obter um quadrado. Uns lados ficarão com mais tecido da última volta do que outros.






Com o mês de fevereiro termina a primeira etapa: fazer os doze blocos do desafio. E como se pode ler no texto, eu já tinha definido que o último seria o Crazy Log Cabin, pois permite-nos aproveitar as muitas tiras que fomos cortando (princípio básico das mantas de retalhos). E, por que não, encarar este regresso ao ponto de partida como uma viagem iniciática: o que sabíamos à partida, o que sabemos agora? O que aprendemos sobre nós enquanto nos embrenhámos neste desafio, no mundo dos retalhos e do patchwork?

25 de fevereiro de 2013

... botões, moda e Nova Iorque ...

Esta foto que utilizei para o desafio foi tirada na Mood de Nova Iorque.
Quando planeei  a viagem incluí  uma visita a esta loja (influência do Projet Runway). Ela fica situada no Fashion District onde é impossível não ver toda a sinalética alusiva à moda.






A Mood fica no terceiro andar de um prédio antigo e o acesso é feito por um elevador onde ainda existe porteiro, daí termos a sensação de entrar num daqueles filmes a preto a branco passado em Nova Iorque.
Lá dentro tive o comportamento próprio de uma criança numa loja de gomas ou brinquedos: corri de um lado para o outro sem saber bem o que trazer tal era a oferta; optei pelos botões e um deles já uso como pregadeira.





 A Mood tem um blog e aqui fica o tutorial de uma bolsa.

24 de fevereiro de 2013

... fevereiro: poppy red...9/52 ...

Botões, uma grande paixão.

16 de fevereiro de 2013

... fevereiro: poppy red...8/52 ...

Insólita descoberta no MoMA: uma Guardian Angel ! Há quem prefira com revólver
Quanto a mim, prefiro ficar pela descoberta da exposição: Safe:Design Takes on Risk, não me sentiria segura com uma mala destas:-)
Ficam aqui os restantes projetos de Ralph Borland.

15 de fevereiro de 2013

... Rio Douro ...







 espaços que merecem ser divulgados.

13 de fevereiro de 2013

... arquitetura religiosa ...






Num mesmo dia visitei duas realidades tão distintas ainda que unidas pela mesma  fé: a sul, a  Igreja de Santa Maria Madalena, em Alcobertas, e cujo dólmen/capela é a atração principal; a norte, a Capela Santa Ana em Sousanil, Santa Maria da Feira. Quanto a esta última, fiquei deveras surpreendida e agradada pela qualidade da arquitetura nacional.


12 de fevereiro de 2013

... Caldas da Rainha ...

A Bordalo Pinheiro foi o pretexto para ir às Caldas da Rainha; por lá encontrei sacos cheios de Beijinhos e uma escultura de que muito gostei no Museu de José Malhoa situado no parque D. Carlos I, anexo ao Hospital Termal Rainha D. Leonor.
Ficou ainda muito por descobrir... Turismo do Oeste.






 Sem casa e sem pão - José Moreira Rato (1860-1937).