Páginas

14 de abril de 2013

... uma dúzia de retalhos ...

União dos blocos

A união dos blocos vai ser feita na horizontal, com o objetivo de formar 4 tiras cada uma com 3 blocos de 46.3 cmx31 cm.
Comecei pelo bloco maior ; o meu é a Starflower de junho (está no início da 2.ª tira). Será este o meu referencial para a largura desejada da manta (1.65 m). 
Fiz os seguintes cálculos: Se acrescentar 10 cm de cada lado do bloco fica com 49, 5 cm aos quais tenho de retirar 3.2 cm da união da tira base da manta com o bloco (a minha máquina consome uma margem de 0.8cm, isto multiplicado por 4, dá os tais 3.2 cm). 


No final, o bloco tem 46.3 cm. Este valor terá de ser multiplicado por 3, pois são 3 blocos. A tira totalizará 1 metro e 38.9 cm. Para atingir 1 metro  65 cm, acrescentarei uma margem à volta de toda a manta no final da união das 4 tiras horizontais.
Ao 2.º bloco terei de acrescentar tiras de 12.75 cm, visto que ele só mede 24 cm, para ficar com os 46.3 cm.
Tenho agora os  2 blocos com a mesma largura mas com alturas diferentes; há, então, que acrescentar uma tira em cima e outra em baixo, ao 2.º bloco, para ficar da mesma altura do 1.º.

Para isso calculei a diferença de altura entre o 1.º e o 2.º bloco: 7 cm; dividi  ao meio (3,5 cm), acrescentei 1.6 cm das margens de costura. Resumindo tenho de acrescentar uma tira em cima e outra em baixo de 5.1 cm.

Vou agora unir os dois blocos. Não esquecer de abrir as costuras e de passar a ferro.
Passo ao 3.º bloco desta tira e faço os cálculos do mesmo género dos anteriores para que fique com 46.3 cm. 
Este bloco também não tem a altura do primeiro, mas como a diferença era mínima decidi acrescentar apenas uma tira em cima. Não esquecer que entre as diferentes tiras horizontais vai ser colocada uma tira branca no sentido do comprimento total.

E assim ganha vida a minha manta!
Fico à espera de  ver as vossas.
Beijinho

4 comentários:

Doríssima disse...

Bem, isto promete! Tenho de organizar as minhas manhãs, para terminar o que falta e iniciar a manta...mas está complicado :(
Bjs

Isilda disse...

Olá, Dora!
A nossa eterna falta de tempo, não é?!!!
A união dos blocos não é complicada... haja tempo;-)
Beijinho

Naná disse...

Já ando a magicar como me vou organizar!

Tendo em conta que o segundo bloco, não fiz quatro mas apenas um...

Isilda disse...

Olá, Naná!
Mas não há problema! Se o bloco é mais pequeno leva mais tecido base da manta a fim de ficar do tamanho dos restantes. Por isso é que não há medidas certas a não ser os tais 46.3 cm que todos os blocos terão de ter ( no meu caso, pois assim o decidi; mas podes alterar a medida final dos blocos.)
Beijinho