Páginas

27 de setembro de 2009

... cadeia de montanhas...





Regressámos a Regoufe pelo mesmo caminho. Já no ponto de chegada/partida, decidimos subir uma elevação ainda não explorada convencidos de que aí teríamos uma visão panorâmico do trajecto. Engano nosso, havia mais uma elevação,e mais uma, desistimos... nem sempre do ponto mais alto se tem a melhor visão.

... caravelhos de Drave...

...arquitectos e engenheiros de Drave...






...a aldeia de Drave (ii)...










Ao longe é quase imperceptível a aldeia de Drave.
À medida que nos aproximamos, o branco da capela e do solar dos Martins sobressai no meio de tanto xisto.

A aldeia outrora habitada por esta família é agora preservada com a ajuda do rebanho da senhora de Regoufe, que paulatinamente vai pastando pelas ruas e impedindo a invasão por ervas daninhas.
No fundo da aldeia passa o rio Drave. Nesta época do ano o leito está seco, mas na zona onde, no Inverno e na Primavera, existe uma cascata a profundidade é suficiente para mergulhar.

...a aldeia de Drave (i)...






... "desabitada mas não abandonada", dizem os escuteiros responsáveis pelo restauro de algumas casas desta aldeia. Para lá chegar não há que enganar: seguir o trilho pelos carros de bois delineado nas pedras do caminho. Por vezes, é difícil não pensar que alguém nos está a enganar, pois custa a creditar que um carro, ainda que de bois, por ali consiga passar...

À saída de Regoufe fomos logo informados de que o importante, para a caminhada de hora e meia até Drave, era a quantidade de água que deveríamos levar, pois frequentemente era preciso socorrer alguém.
E, para grande espanto nosso, ficámos a saber que esta senhora tinha acabado de chegar de Drave e ali tinha deixado o rebanho de cabras que ao fim do dia iria buscar; tarefa a cumprir todos os dias...

...Regoufe...




...é uma pequena aldeia da freguesia de Covelo de Paivó, Arouca.
A aldeia fica de costas voltadas para as minas de volfrâmio já extintas .

25 de setembro de 2009

...sábado passado....


...foi dia de grande passeata pela baixa: inauguração de exposições na Miguel Bombarda; Mercado Porto Belo; Festival Internacional de Marionetas no Jardim da Cordoaria; Feira de Artesanato Urbano no Palácio de Cristal; Leilão do Homem T na Avenida; exposição "Islândia, Terra de Contrastes" na Cadeira de Van Gogh.

18 de setembro de 2009

...mais Portas, mais Tempo...



... as Portas e o Tempo...





Portas com Tempo
Tempo das Portas
Portas sem Tempo
Tempo de olhar as Portas

As Portas de outro Tempo.

...ferrolhos e caravelhos...



...os primeiros são de ferro e os segundos de madeira.
Aqui e aqui podem ver alguns "carabelhos" transmontanos

...Quinta da Cruz...






... em Castelões.
A frase será da autoria de quem fez os grafites?

...natureza morta...


17 de setembro de 2009

13 de setembro de 2009

8 de setembro de 2009

7 de setembro de 2009

... a Rota dos Laranjais...








A Rota dos Laranjais, na freguesia de Castelões (Tondela), faz parte dos percursos pedestres da Serra do Caramulo. O seu nome podia perfeitamente ser Rota da Fruta, pois ao longo do percurso foi possível provar fruta da época incluindo frutos secos: nozes e castanhas.