Páginas

31 de dezembro de 2008

...Bom Ano...


A minha velha Árvore de Natal dá as Boas Vindas ao Novo Ano e deseja a todos doze meses repletos de bons momentos.

30 de dezembro de 2008

...Natal azul...


Neste Natal não consegui arranjar tempo para fazer os presentes. Esta toalha e os dois cestinhos para o pão foram dos poucos que fiz e ofereci.

29 de dezembro de 2008

...Presépio...



A cama/mesa/canteiro este ano acolheu o presépio e a Árvore dos fuxicos ajudou a estrela de Belém a iluminar o caminho dos Reis Magos.

27 de dezembro de 2008

...Marão...







...por detrás do vidro.

23 de dezembro de 2008

...postais...


Receber e enviar postais de Natal tornou-se uma raridade.
Hoje recebi este vindo de uma grande amiga. É uma edição especial da cancerresearchuk.
Obrigada!

...Bom Natal...


14 de dezembro de 2008

... aroma de café...


O meu estômago não suporta o café e as minhas papilas gustativas acham-no demasiado amargo. Razões que justificam (ou não!!!) o nunca ter conseguido fazer um bom café.
Decidi presentear-me com uma nova máquina e deliciar-me com o aroma e o prazer de servir um café (digno do nome) aos amigos que o desejarem.
Vantagens: Com este modelo a minha intervenção é tão ténue que a inabilidade para o fazer nunca porá em causa o resultado final.
Desvantagens: O excesso de embalagens. Mas esvaziarei cada cápsula e todas seguirão para um ecoponto.

12 de dezembro de 2008

...reduzir e reutilizar...


Para as embalagens das écharpes utilizei papel manteiga, aparas de papel e folhetos de publicidade.

8 de dezembro de 2008

... cachecóis...


...na Retalhos.

...cachecol...


Este Beijinho é para o pai da minha amiga.
O Inverno foi precoce e é preciso aquecer o corpo e a alma.

...fragmentos...


Uma montra... uma camisola (ponto irlandês) que fiz em adolescente e que, apesar de vestir raramente, ainda guardo... pedacinhos de vidro polidos pelas marés que embalam as ilhas Aran, por mim repescados enquanto aguardava o barco de regresso, e agora preservados em água e na memória...

7 de dezembro de 2008

...Menino Jesus...


Haverá figura mais terna?!

... Presépios...



Ontem, tive turno na "loja mais bonita de Cedofeita"!
E desta vez trouxe duas fotos para os coleccionadores de presépios.

...Alma Viva (ii)


... Rua Galeria de Paris, 56...




Extintos os antigos armazéns de tecidos do Tito Cunha compraz-me saber que pelo menos o edício contínua intacto e aberto ao público, agora com um café restaurante que preservou os balcões e armários originais.
Entrei lá pela primeira vez no final do dia, tive a sensação de ter entrado na casa do Pai Natal. Seria da hora, do ambiente à meia-luz, do sossego ou da quantidade de brinquedos de certo muito usados por meninos que nunca sonharam vê-los expostos neste espaço e que alguns frequentavam uma vez por ano para comprar os retalhos dos próximos vestidos e calções? Não sei, mas apetece lá voltar.

... a propósito dos 100 anos de Manoel de Oliveira...


...está na Casa do Infante uma exposição alusiva a Manoel de Oliveira e à actividade do Cineclube do Porto desde a sua fundação até 1975.
Para além de bobines, máquinas de filmar e fotos há artefactos curiosos como a inscrição do
sócio nº1 do Cineclube (Hipólito Duarte) e o pequeno texto, abaixo transcrito, relativo às repercussões da censura Salazarista no campo das artes.
"Os anos de chumbo
Não lhes perdoo-o. Mais do que tudo o que me tiraram, os livros que não li, os filmes que não vi, as coisas que aconteciam e que me foram escondidas, a tal bandeira e o tal hino que nunca nos chegou, não lhes perdoo o medo que tive. Mas sobretudo não lhes perdoo o pior mal que me fizeram, o pior mal que se pode fazer a um miúdo: não lhes perdoo-o que tivessem assustado o meu pai, não lhes perdoo ter visto o meu pai com medo.
Luís Miguel Duarte"

3 de dezembro de 2008

...retalhodependência...


Há meses que não mexia nos meus trapos por falta de tempo. Com o Natal à porta decidi a eles recorrer para fazer as decorações e... chego à conclusão que, como dependente que sou, basta um pequeno deslize e já não consigo parar. De repente o caos instalou-se e há farrapos, linhas e pó por todo o lado. Estive horas consecutivas na máquina e só a muito custo de lá saí. No final saíram estas écharpes que vão para a Retalhos e Prazeres Associados.

2 de dezembro de 2008

... fuxicos e botões natalícios...


Já comecei a decoração de Natal de uma forma justa e solidária: os pinheirinhos vieram do Comércio Justo e foram enfeitados com fuxicos e desperdícios de forrar os botões.

...sacola...