Páginas

19 de outubro de 2008

Ópera de Valência - Espanha







Há arquitectos, há engenheiros, há escultores e há Santiago Calatrava.

Os muçulmanos têm de ir uma vez na vida a Meca; os católicos a Roma; os judeus a Jerusalém os budistas ao Tibet e todo o ser humano a Valência. A visão nocturna da Ópera de Calatrava é sublime e... então nada mais haverá a dizer e todos saberão que há seres humanos capazes de obras divinas.

5 de outubro de 2008

O monte de São Leonardo - Galafura, Régua


Um monte, uma capela, um santo, um poeta, dois poemas, um miradouro, a visão de um rio d'oiro e do vinho ainda por fazer, ecos de segredos e abraços... várias lendas.

Reza uma das lendas que aqui vive uma princesa encantada, enclausurada na gruta existente no monte. Ela continua à espera do beijo de um homem corajoso capaz de vencer o medo do desconhecido e assim quebrar o feitiço. Beijo esse que terá de ser dado ao bater da meia-noite do primeiro dia do ano e, então, a gruta transformar-se-á num luxuoso palácio.

O miradouro de São Leonardo – Galafura, Régua


"S. Leonardo de Galafura, 8 de Abril de 1977
O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta."
In Diário XII - Miguel Torga